Conteúdo do Curso

Sistemas ERP

Conheça o que são softwares ERP e como eles irão ajudá-lo na gestão de Engenharia Clínica e Analise de Dados (Data Science) para maior eficiência em sistemas de saúde pública e administração hospitalar

Um ERP (Enterprise Resource Planning ou em Português, Planejamento de Recursos Corporativos) é um software ou sistema organizacional de informação focado para a administração e várias áreas ou departamentos, bem como seus recursos, ativos, pessoas, processos que são centralizados em uma representação digital da realidade por meio de um computador.

Esta interligação pode ser vista sob a perspectiva funcional (sistemas de finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, assistência técnica, relacionamento com o cliente etc) ou sob a perspectiva sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciaissistemas de apoio a decisão etc)

ERP é a espinha dorsal dos negócios eletrônicos, uma arquitetura de transações que liga todas as funções de uma empresa, por exemplo, de processamento de pedido de vendas, controle e gerenciamento de estoque, planejamento de produção e distribuição e finanças.[4]

Um sistema retro alimentado

A importância do ERP nas corporações

Para entender melhor como isto funciona, o ERP pode ser visto como um grande banco de dados com informações que interagem e se realimentam. Assim, o dado inicial sofre uma mutação de acordo com seu status, como a ordem de vendas que se transforma no produto final alocado no estoque da companhia indicada.

Ao desfazer a complexidade do acompanhamento de todo o processo de produção, venda e faturamento, a empresa tem mais subsídios para se planejar, diminuir gastos e repensar a cadeia de produção. Um bom exemplo de como o ERP revoluciona uma companhia é que com uma melhor administração da produção, um investimento, como uma nova infraestrutura logística, pode ser repensado ou simplesmente abandonado. Neste caso, ao controlar e entender melhor todas as etapas que levam a um produto final, a companhia pode chegar ao ponto de produzir de forma mais inteligente, rápida e melhor, o que, em outras palavras, reduz o tempo que o produto fica parado no estoque.

A tomada de decisões também ganha uma outra dinâmica. Imagine uma empresa que por alguma razão, talvez uma mudança nas normas de segurança, precise modificar aspectos da fabricação de um de seus produtos. Com o ERP, todas as áreas corporativas são informadas e se preparam de forma integrada para o evento, das compras à produção, passando pelo almoxarifado e chegando até mesmo à área de marketing, que pode assim ter informações para mudar algo nas campanhas publicitárias de seus produtos. E tudo realizado em muito menos tempo do que seria possível sem a presença do sistema.

Entre os avanços palpáveis, podemos citar o caso de uma indústria média norte-americana de autopeças, situada no estado de Illinois, que conseguiu reduzir o tempo entre o pedido e a entrega de seis para duas semanas, aumentando a eficiência na data prometida para envio do produto de 60% para 95% e reduzindo as reservas de insumos em 60%. Outra diferença notável: a troca de documentos entre departamentos que demorava horas ou mesmo dias caiu para minutos e até segundos.

Visualizações
7 Total de Visualizações
7 Visualizações de Membros
0 Visualizações Públicas
Ações
0 Likes
0 Não gostou
0 Comentários
Compartilhar em Redes Sociais
Link de Compartilhament
Compartilhar por e-mail

Por favor login compartilhar isto webpage por e-mail.